Setor aéreo pede ‘de joelhos’ ajuda aos passageiros, diz diretor da IATA

Em dificuldades, empresas pedem que passageiros aceitem bônus de troca de passagem, em vez de solicitar reembolso por voos cancelados durante a pandemia

As companhias aéreas pedem “de joelhos” a ajuda dos passageiros para que aceitem bônus de troca de passagem, em vez de solicitar reembolso pelos voos cancelados durante a crise sanitária – disse o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Alexander de Juniac.

“Pedimos a ajuda dos passageiros (…), é verdade, e pedimos de joelhos”, afirmou Juniac, em entrevista ao canal de televisão francês BFM Business.

Apoiadas pela França e por vários outros países europeus, as companhias aéreas reembolsam os bilhetes de voos cancelados apenas “na forma de ativos”. Ao mesmo tempo, prometem um reembolso em dinheiro, se os consumidores reclamarem, mas com, pelo menos, nove meses de atraso para preservarem suas finanças prejudicadas pela crise.

As normas europeias dão aos passageiros, porém, o direito a um reembolso dentro de duas semanas.

A posição das empresas do setor foi atacada por associações de defesa dos consumidores. Bruxelas iniciou um procedimento de infração contra 10 países da União Europeia para defender o direito de reembolso dos passageiros em caso de cancelamentos devido ao coronavírus.

“Ainda estamos tentando obter da Comissão Europeia a possibilidade de apresentar bônus de mudança de passagens para adiar o reembolso”, disse Juniac, reconhecendo que é uma posição “difícil e não apreciada por todos”.

“Por quê pedimos? Não por prazer. Nossa atividade é mimar os passageiros e não apresentar dificuldades e problemas, em particular problemas financeiros. Mas … as contas das empresas se encontram em um estado absolutamente apocalíptico”, disse o ex-presidente da Air France-KLM.

Fonte: G1

Principais da Semana

Descontos podem chegar a R$ 15 bilhões nas outorgas de aeroportos privatizados e devem ser estendidos a toda cadeia da indústria da aviação

 Crise gerou efeito dominó e prejudicou a todos. Segmento de ground handling defende que benefícios, se concedidos, também sejam estendidos a todos  As concessionárias dos...

Guarulhos recebe 20 milhões de passageiros em 2020; menor número em 13 anos

Guarulhos, que em 2018 e 2019 bateu recorde no número de passageiros, caminhava para quebrar novamente a marca em 2020 O Aeroporto de Guarulhos registrou...

Meio ambiente: está aberta a 2ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis

Operadores aeroportuários podem se inscrever até 19 de fevereiro de 2021 Buscando incentivar a adoção de boas práticas de gestão ambiental nos aeroportos do Brasil,...

GOL inicia transporte das vacinas contra a covid-19

A GOL Linhas Aéreas e a GOLLOG, seu braço de logística, em linha com seu compromisso com a Saúde e a Segurança de todos, inicia nesta...

USP fará diagnóstico sobre influência de fator humano na segurança aeroportuária

Pesquisa analisará atividades de alto impacto em Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) realizará,...