ANAC recebe prêmio por excelente desempenho em governança pública

Agência foi premiada com 2º lugar em concurso com 254 instituições participantes

O amadurecimento em governança pública trouxe à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o segundo lugar do 1º Prêmio Rede Governança Brasil, que busca reconhecer e premiar instituições públicas que possuem uma boa governança como requisito fundamental para o desenvolvimento sustentado, que incorpora o crescimento econômico, a equidade social e também os direitos humanos. Em primeiro e terceiro lugar, ficaram a Controladoria Geral da União (CGU) e o Branco Central do Brasil, respectivamente.

Premiada entre 254 instituições públicas participantes, a ANAC recebeu nesta quinta-feira, 10/12, o troféu Rede Governança Brasil. O prêmio, que reconhece o excelente trabalho de governança desenvolvido pela Agência, foi recebido pelo Diretor-Presidente, Juliano Noman, das mãos do Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). A solenidade de entrega das premiações ocorreu na sede do sindicato que representa servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU, o Sindilegis.

Juliano Noman recebeu o troféu em nome da Agência reafirmando o compromisso da instituição com a sua agenda estratégica, que incorpora controle eficiente para um direcionamento correto das ações da instituição. “Ver o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito ao longo de muitos anos, de fortalecimento institucional e gestão por risco, sendo reconhecido na prática é motivo de muita alegria para a ANAC”, declarou Noman.

Concurso

Para a premiação, foram selecionadas as seis primeiras organizações com os maiores índices integrados de governança e gestão (iGG), da lista contida nos resultados do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública – ciclo 2018.

Com base em evidências fornecidas pelas instituições selecionadas e em outros meios disponíveis, tal como auditorias do TCU, da CGU, dentre outros, a Comissão Julgadora validou as informações e elaborou um ranqueamento, conforme os critérios de julgamento descritos no Decreto nº 9.203/2017.

Rede Governança Brasil (RGB)

A Rede Governança Brasil é um grupo colaborativo e qualificado tecnicamente composto por servidores públicos, professores e especialistas que trabalham de forma voluntária, gratuita e conjunta. O objetivo do grupo é disseminar as boas práticas de governança no setor público brasileiro. Conheça mais sobre a Rede Governança Brasil. (clique no link para acessar)

Fonte: ANAC

Principais da Semana