Portal da ANAC é migrado para plataforma gov.br e ganha novo visual

Mudança atende a decreto que busca unificar os canais digitais do Governo Federal

A partir de hoje, 25 de janeiro, o Portal da ANAC na internet estará de cara nova. A mudança faz parte da adesão à plataforma gov.br e atende à previsão do Decreto nº 9756, de 11 de abril de 2019 (clique no link para acessar), que busca unificar os canais digitais dos órgãos da Administração Pública Federal.

Antes da migração, a Agência buscou reformular o conteúdo a fim de proporcionar a melhor experiência possível para o usuário na nova plataforma. Foram realizadas a revisão de conteúdo, a reformulação do mapa do site, a padronização e a adequação do texto para tornar o Portal da ANAC ainda mais intuitivo.

O conteúdo foi revisado para promover uma maior acessibilidade com sinalização mais clara da presença de links, revisão da linguagem e a padronização de termos. As referências e os critérios para as mudanças vieram das pesquisas de satisfação já realizadas na plataforma antiga e das principais sugestões recebidas pela Ouvidoria da ANAC.

Após a migração, o novo link do portal da ANAC será www.gov.br/anac (acesso disponível a partir das 15h).

A interface do gov.br já foi adotada por diversos órgãos do Governo Federal e possui visual limpo e uma navegação intuitiva, ampliando a usabilidade do portal da ANAC. A página inicial possui grande foco em notícias, mantém banners rotativos e assuntos de destaque. Além disso, o site passa a ser responsivo, ou seja, ele vai se adaptar a qualquer tipo de dispositivo (celular, tablet) sem distorções.

Menu

O novo portal tem por padrão o menu com lista expansível. Ele fica localizado na parte superior, à esquerda de “Agência Nacional de Aviação Civil” e vai se expandindo à medida que o usuário vai selecionando o assunto de seu interesse. O mapa do site segue disponibilizado ao final da página inicial e possui todos os itens de menu.

Notícias

O novo portal irá manter as notícias como principais destaques, incluindo os banners rotativos. A nova plataforma disponibiliza diversos componentes para divulgação de notícias, o que possibilitará um layout dinâmico.

Sistemas e serviços

O novo Portal da ANAC possui uma página que abriga os diversos sistemas da Agência com uma descrição e direcionamento rápido para os sistemas mais buscados e acessados pelos usuários do site. Vale destacar que os serviços da ANAC também foram migrados para o Portal de Serviços do gov.br e na página da Agência estarão divididos por público, de modo a simplificar a busca do usuário.

Agenda

A plataforma gov.br possui um componente de agenda que, no caso da ANAC, agregará os principais eventos como as Reuniões de Diretoria Colegiada, Consultas Públicas, entre outros. A ferramenta permite ainda navegação pelo calendário completo para que o usuário possa conferir os eventos mês a mês.

Navegação por perfil

A navegação no novo site fica mais intuitiva e focada na experiência do usuário. A parte de profissionais de aviação civil, por exemplo, possui em sua página inicial informações comuns a todos os profissionais e permite que cada profissional navegue por perfil, encontrando informações relacionadas à sua categoria.

E é só o começo…

A nova plataforma gov.br possui uma ferramenta de busca mais eficiente e, por isso, será realizado um aprimoramento nas tags utilizadas a fim de facilitar a localização de conteúdo no novo ambiente. Além disso, ao longo de 2021, a ANAC também continuará a extensa revisão e melhoria do conteúdo de forma a adequar a linguagem ao ambiente digital. Acompanhe!

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da ANAC 

Principais da Semana

Azul volta a operar voos em Vilhena (RO) daqui a um mês

Aeroporto Brigadeiro Camarão Vilhena será o primeiro no interior de Rondônia a ter operação reativada pela companhia e receberá quatro voos semanais A partir do dia...

Azul incrementa malha de voos em maio e deve chegar a 107 operações diárias em Campinas

Companhia vai aumentar a oferta em Viracopos para 14 destinos, incluindo as rotas internacionais para Lisboa e Fort Lauderdale; rígidos protocolos de higiene durante...

American Airlines retoma o Admirals Club em São Paulo

O Admirals Club funciona diariamente, das 16h às 22h no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no mezanino do Terminal 3 A American Airlines, principal companhia aérea...

Grupo LATAM anuncia que será zero resíduo para aterro até 2027 e neutro em carbono até 2050

Até 2023, o grupo eliminará plásticos de uso único, reciclará todos os resíduos de voos domésticos, tornará as suas salas VIP 100% sustentáveis e...

Azul investe em mais oito equipamentos de raio ultravioleta da Honeywell para limpeza das aeronaves

Desde o fim do ano passado, companhia aérea faz uso da tecnologia que reforça a limpeza de suas aeronaves para além do que é...