A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) solicita mais cooperação do governo peruano para garantir um renascimento viável
do setor de aviação.
“A pandemia COVID-19 afetou a todos e atingiu muitos setores econômicos. Entendemos que o governo está concentrando seus esforços no controle da crise de saúde. No entanto, é importante que haja uma estreita cooperação e diálogo com a indústria, a fim de reativar a economia e o bem-estar social. Infelizmente, neste momento, a coordenação necessária entre as autoridades governamentais e a aviação é necessária para garantir operações eficientes e seguras que dêem confiança ao viajante ”, comentou Peter Cerdá, Vice-presidente Regional da IATA para as Américas.
Para garantir a viabilidade do setor e manter a conectividade nacional e internacional do país, é imprescindível estabelecer as condições necessárias que permitam a viabilidade do serviço aéreo de forma otimizada, com base numa adequada análise de risco e em fundamentos científicos. Portanto, a IATA pede ao governo peruano que:
· Colaborar com a indústria em quaisquer planos de implementação de medidas adicionais;
· Todas as medidas a serem implementadas são baseadas em evidências científicas;
· Criar uma Mesa de Trabalho que inclua o Ministério da Economia e Finanças e Saúde;
· Considerar a eliminação dos protetores faciais, uma vez que esta medida não agrega segurança e o Peru é o único país que os requer nas Américas;
· Suspender PCR ou teste de antígeno para viagens domésticas;
· Considerar o apoio financeiro ao setor da aviação, que continua a sofrer fortes golpes e sem ajuda estatal pode desaparecer;
· Reconsiderar que os esforços dos governos devem se concentrar na redução dos custos operacionais em geral, mesmo aqueles que envolvem a criação de novas companhias aéreas.
Além disso, nossa indústria mostra-se extremamente preocupada com o recente pronunciamento do governo relacionado à prorrogação do prazo para entrega do segundo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chávez (AIJCH), concedendo prazo adicional na obra do segundo terminal em o Lima sendo 98 dias. É preciso maior transparência e informação para saber em detalhes o prazo adicional concedido e como essa mesma medida poderia ser aplicada em benefício do setor.
“Para a nossa indústria, o principal objetivo é explorar soluções eficazes – colaborando com o governo – para a recuperação da operação aérea e sua sustentabilidade a longo prazo, reconhecendo o valor que agrega na reativação socioeconômica do país e o papel É fundamental que tenha atuado durante o curso da pandemia, incluindo a atual distribuição de vacinas em todo o mundo ”, concluiu Cerdá.
Números importantes para o ano de 2020:
· A demanda mundial caiu 65,9%, em termos de passageiros por quilômetro transportado (RPK).
· O tráfego de / para e dentro da América Latina diminuiu 62,1%.
· As companhias aéreas da América Latina tiveram uma redução de 71,8% no tráfego de passageiros.
Espera-se que as companhias aéreas globais percam US $ 118,6 bilhões
· As companhias aéreas latino-americanas sofrerão perdas de cerca de US $ 5 bilhões.
· Antes da chegada do COVID-19, a aviação contribuía com US $ 5 bilhões para o PIB anual do Peru e mantinha 341.000 empregos.
· Estimamos que a contribuição para o PIB em 2020 será reduzida em US $ 500 milhões diretamente e US $ 2,93 bilhões indiretamente.
· Isso coloca em risco cerca de 25.533 empregos diretos e 203.937 empregos indiretos.
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Com informações da Assessoria de Imprensa