GOL celebra e apoia a cultura e a representatividade indígena

Aproximando Distâncias, iniciativa da Companhia em prol da preservação do turismo e da cultura nacionais na pandemia, traz dois representantes dos povos indígenas entre os artesãos participantes do projeto

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica brasileira, comemora o Dia do Indígena, 19 de abril, reforçando seu compromisso com o respeito, a empatia e a solidariedade àqueles que, com sua história, sua herança e seu trabalho, contribuíram e contribuem enormemente para a geração da arte e da cultura brasileira: os povos indígenas.

Celebrar a importância dos indígenas na formação racial brasileira, dar voz a esses povos que vivem em território nacional – são centenas, com culturas e características diferentes entre si – e lutar por sua representatividade na amplitude de espaços que compõem a sociedade é dever de todos e de cada um. Um país que não se conhece e, por consequência, não enaltece suas raízes, dificilmente vai compreender o mundo e suas verdades, assim como avançar com clareza rumo ao futuro.

Em agosto de 2020, a Companhia apresentou aos brasileiros a iniciativa chamada Aproximando Distâncias, que, neste mês de abril, completou 8 meses de existência. Trata-se de um portal sem fins lucrativos para a GOL, concebido pela Companhia em parceria com a agência Spray Content, e agora também com o apoio da Smiles, que reúne conteúdo e uma loja virtual (e-commerce) repletos de criações advindas de comunidades, artistas, artesãos e culinaristas de todas as regiões do Brasil, com suas múltiplas influências.

O objetivo do projeto é solidarizar-se com criativos que dependem exclusivamente do turismo para manterem ativos seus negócios – turismo este amplamente afetado pela pandemia do coronavírus e suas restrições. Pelo portal http://www.aproximandodistancias.com.br, é possível apreciar facetas da cultura material e imaterial brasileira e adquirir e receber em casa objetos utilitários e decorativos, adereços, bijuterias e guloseimas que são um retrato de um país cheio de personalidade.

Os indígenas, com seu legado e suas criações admiradas no mundo todo, estão muito bem representados dentre as 25 marcas escolhidas para a loja virtual do Aproximando Distâncias, por meio de criteriosa curadoria realizada pela GOL e pela Spray Content, e divididas em cinco regiões.

Vem do Norte, especificamente do Amazonas, a artesã e pedagoga Clarice Duhigó Tukano, dos povos Tukano. Ela é coordenadora da AMARN – Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro, que reúne 60 mulheres oriundas dessa região e hoje residentes em Manaus. Na associação, elas exercitam habilidades intrínsecas à sua origem e perpetuam tradições ancestrais ao confeccionar cestarias, bijuterias e peças decorativas, sempre com a fibra de tucum, retirada da palmeira de mesmo nome e abundante no Alto Rio Negro.

“O Dia do Indígena é, para nós, um dia de luta. Para todos os povos, é data de expressar sua ancestralidade e afirmar que cada um deles tem a sua diversidade cultural e cosmologia. Infelizmente, o estado brasileiro não reconhece o valor que os povos indígenas possuem”, afirma Clarice Duhigó Tukano, que completa: “Enquanto indígenas, participarmos do projeto Aproximando Distâncias é uma forma de expor, nessa plataforma, nossa história e nossa arte, como coletivo”.

Uma das representantes da região Centro-Oeste, a Arte Terena tem à frente o artesão Alex Medina, originário dos povos Terena, do Mato Grosso do Sul. Na Aldeia Moreira, próximo ao município de Miranda, porta de entrada para o Pantanal sul-mato-grossense, o artesão e escultor desenvolve, com madeira de cedro, detalhadas miniaturas de bichos pantaneiros presentes no imaginário nacional: jacarés, capivaras, antas, onças-pintadas, tamanduás e tuiuiús, entre outros.

Valendo-se de antigas técnicas indígenas e com a colaboração do seu irmão, Anderson Medina, Alex mescla tais saberes com ferramentas como riscadeira e pirógrafo, para assim obter a melhor tradução da fauna local. O turismo em torno de Miranda e Bonito (MS) sempre foi a fonte de renda da Arte Terena. Com sua estagnação devido à pandemia, o Aproximando Distâncias cumpre seu papel de manter conectados os Clientes da GOL com as riquezas do Pantanal por meio da arte indígena.

Com informações da assessoria de imprensa GOL

Principais da Semana

Azul investe em mais oito equipamentos de raio ultravioleta da Honeywell para limpeza das aeronaves

Desde o fim do ano passado, companhia aérea faz uso da tecnologia que reforça a limpeza de suas aeronaves para além do que é...

Azul incrementa malha de voos em maio e deve chegar a 107 operações diárias em Campinas

Companhia vai aumentar a oferta em Viracopos para 14 destinos, incluindo as rotas internacionais para Lisboa e Fort Lauderdale; rígidos protocolos de higiene durante...

LATAM Brasil reabrirá rota São Paulo-Cancún em junho

A empresa fará dois voos semanais entre o Brasil e o Caribe com destino a partir de 4 de junho Atenta à demanda de turistas...

Azul volta a operar voos em Vilhena (RO) daqui a um mês

Aeroporto Brigadeiro Camarão Vilhena será o primeiro no interior de Rondônia a ter operação reativada pela companhia e receberá quatro voos semanais A partir do dia...

American Airlines e GOL avançam em parceria para reconhecimento de status em programas de fidelidade

O acordo foi anunciado no início de 2020, e o anúncio das milhas de bônus elite de hoje aprimora ainda mais a experiência dos clientes A...