Passagens aéreas puxam resultado para abaixo e surpreende mercado

Para a Ativa Investimentos, o número foi surpreendente. O observado foi 0,44%, ante mediana do mercado em 0,55% e projeção de 0,54% da corretora

Para a Ativa Investimentos o resultado de IPCA-15 de maio foi surpreendente. O observado foi 0,44%, ante mediana do mercado em 0,55% e projeção de 0,54% da corretora.

O desvio majoritário do mercado esteve concentrado em 1 subitem, passagem aérea. As coletas geraram desvio de projeções, inclusive na Ativa Investimentos. “Esperávamos que o subitem recuasse 1,00% e o observado foi de -28,85%, contribuindo com -13bps para o desvio do headline”, explica Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Para ele, excluindo tal desvio concentrado em apenas 1 subitem, pode-se afirmar que a dinâmica inflacionaria não mudou. Administrados ditam o avanço em 12 meses, enquanto serviços, mesmo os subjacentes permanecem acomodados. Brevemente aquém do projetado, os núcleos exibiram variação de 0,37% na média do BC e a Ativa projetava 0,43%, ainda em aceleração, mas ao que tudo indica mais módica.

“Preliminarmente, apenas com os itens que repetem nossa projeção recuou de 0,78% para 0,60%. Promoveremos agora os ajustes necessários na projeção considerando outros subitens do IPCA-15 e em breve divulgaremos nossa curva. Adiantamos que é pouco provável que a projeção de 4,8% se altere”, conclui Sanchez.

Com informações da assessoria de imprensa

Principais da Semana