ANAC promove webinário sobre sustentabilidade na gestão aeroportuária no dia 8/6, às 11h

Na próxima terça-feira, dia 8 de junho, a partir das 11h00, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) irá promover o webinário “Aviação Sustentável: O papel dos aeroportos na sustentabilidade do setor aéreo”. O evento é gratuito e poderá ser acompanhado ao vivo pelo Canal Oficial da ANAC no YouTube (clique no link para acessar).

O evento digital reforça o compromisso da ANAC com a promoção e com o debate sobre medidas sustentáveis para o futuro da aviação civil e marcará o anúncio dos vencedores da iniciativa “Aeroportos Sustentáveis” (veja mais informações sobre o projeto abaixo). Para apresentar projetos bem sucedidos relacionadas à sustentabilidade na gestão aeroportuária, a Agência convidou a Diretora-Executiva de Sustentabilidade, Proteção Ambiental e Assuntos Jurídicos do Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International – ACI World), Juliana Macedo Scavuzzi.

Durante o webinário, serão abordadas práticas para mitigação das emissões, adaptação às mudanças climáticas e, ainda, espaço para discussão sobre o papel dos aeroportos na viabilização do uso de combustíveis sustentáveis na aviação e sua contribuição para a transição energética do setor. A ocasião marca também as comemorações da ANAC pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e contará com a participação dos Diretores da ANAC Rogerio Benevides e Juliano Noman (Diretor-Presidente).

Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse o link abaixo na terça-feira, 8 de junho, a partir das 11h00. Não é necessária inscrição prévia.

https://youtu.be/mxsmai87Ix0

Aeroportos Sustentáveis

Lançado em dezembro de 2019, o projeto “Aeródromos Sustentáveis” tem como objetivo incentivar o debate e a reflexão sobre sustentabilidade no setor aeroportuário. A partir dessa iniciativa, a ANAC buscou medir o índice de desempenho ambiental (IDA) dos aeroportos brasileiros e classificar os sítios aeroportuários em diferentes níveis de maturidade. A avaliação é realizada a partir de critérios que consideram temas como educação ambiental, gestão organizacional, gestão de energia elétrica, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão de solo, fauna e flora, gestão da mudança climática, gestão das emissões atmosféricas e gestão do ruído aeronáutico.

Em janeiro de 2021, a iniciativa foi remodelada e passou a se chamar “Aeroportos Sustentáveis” e, desta vez, os aeroportos passaram a competir em grupos conforme o número de passageiros processados anualmente, tornando a classificação independente em cada grupo. A pontuação também passou a ocorrer por níveis: “primeira classe”, para os aeroportos com pontuação maior que a média simples de seu grupo; e “classe executiva”, para os aeroportos com pontuação menor que a média.

Veja mais sobre a iniciativa Aeroportos Sustentáveis no Portal da ANAC (clique no link para acessar).

Com informações da assessoria de imprensa da ANAC

Principais da Semana