O futuro do transporte aéreo no Brasil é colaborativo

A plataforma AirConnected busca criar novas conexões e disseminar conhecimento para um ecossistema sustentável e inteligente

O mundo mudou em 2020 e vários setores foram afetados. Nossos cotidianos passaram a ser restritos por quatro paredes, passamos nossas férias no sofá, conversamos com familiares e amigos por uma tela e o único jeito de comer uma comida diferente é por delivery. Apesar de ainda existirem muitas incógnitas sobre o futuro pós-coronavírus, já observamos uma volta à normalidade e, com ela, a necessidade de voltar a vivenciar todas as coisas que deixamos nos últimos dois anos.

O transporte aéreo foi fortemente impactado com as medidas de isolamento social, sofrendo com uma brusca mudança nos preços, nos procedimentos de segurança, na utilização de novas tecnologias e no comportamento de passageiros. Nunca foi tão necessário debater a colaboração entre diferentes atores para encontrar novas alternativas sustentáveis, que adaptem o setor frente a esse novo cenário desafiador. 

O lançamento do AirConnected sintetiza a busca pela criação de novas conexões com propósito através da  implementação de atividades orientadas a impactar positivamente os ecossistemas onde estão inseridas. Desde 2005 estamos à frente de grandes eventos no setor, sendo que em 2011 lançamos nosso primeiro evento proprietário, a feira Airport Infra Expo (2011 a 2018), e, em 2017, lançamos o International Brazil Air Show (2017 a  2019).

Junto com a pandemia, nossa maneira de criar conexões também teve que mudar: de abril a maio de 2020 realizamos 10 blocos da série online AIRCOVID, o impacto da COVID-19 para o setor de transporte aéreo no Brasil, e de julho a setembro realizamos 05 blocos dos pré-eventos. Nos dias 24 e 25 de novembro realizamos o Air Connected DX, reunindo os principais atores do setor de transporte aéreo para debater as perspectivas para  o ecossistema- a iniciativa contou com aproximadamente 100 palestrantes, 3 mil participantes e 16 mil acessos aos conteúdos. 

O evento AirConnected acontecerá de forma híbrida, ocorrendo presencialmente nos dias 01 e 02 de setembro e de maneira digital nos dias 01, 02 e 03 de setembro. A participação no evento é fundamental para aqueles que, assim como eu, querem fazer parte das transformações do transporte aéreo em um futuro pós-pandemia. 

Trabalho colaborativo 

Essa transformação só será possível com a união de diferentes especialistas, dos mais diversos setores da aviação, para promover discussões, troca de informações e a difusão de ideiais entre governo, entidades e empresas. Nosso objetivo é tornar a aviação brasileira mais sustentável e inteligente a partir da inovação, transparência e colaboração.

Quero agradecer a todos os colunistas que aceitaram escrever para o nosso portal e ressaltar a importância de disseminar esse conteúdo para enfrentarmos esse cenário desafiador. Tenho certeza que todos nós somos, antes de tudo, passageiros que aguardam ansiosamente pela possibilidade de voltar a viajar. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal AirConnected

Paula Faria
CEO da Necta e idealizadora do AirConnected. Especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, Parcerias Público-privadas (PPPs) e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras.

Principais da Semana