O amplo debate é essencial para o futuro do transporte aéreo brasileiro

A nova iniciativa do AirConnected, que traz como colunistas os principais atores do setor aéreo, tem o ambicioso desafio de gerar conteúdo e promover o diálogo no pós-pandemia

O setor aéreo brasileiro passou por crises significativas nos últimos anos e, em cada um desses momentos, ficou evidente a capacidade dos principais atores e tomadores de decisão da indústria para dialogar e construir juntos soluções para superar os desafios. Nenhuma crise, no entanto, foi tão profunda e duradoura para as companhias aéreas, aeroportos, prestadores de serviço, entre outros, como essa que estamos vivendo, causada pelo Covid-19. Entre abril e maio de 2020, mais de 90% dos voos foram cancelados, praticamente paralisando o transporte aéreo. Com os efeitos sofridos por toda a cadeia, dessa vez o diálogo será necessário não apenas para enfrentar problemas imediatos, mas também para construir e reconstruir o futuro da aviação civil brasileira.

O setor já demonstrou essa capacidade algumas vezes. Há aproximadamente quinze anos, o Brasil vivia o chamado “Apagão Aéreo”. Hoje, depois do trabalho de muitos profissionais competentes, somos reconhecidos pela pontualidade e regularidade no transporte aéreo. Nos últimos anos, em momentos diversos, companhias aéreas e aeroportos do País vêm se destacando como os mais pontuais do mundo e recebendo prêmios de publicações internacionais respeitadas.

Não faz muito tempo, em 2018, a greve de caminhoneiros efetivamente interrompeu o abastecimento de combustível em alguns dos nossos principais aeroportos do Brasil. Novamente os voos não pararam. O Estado e as empresas se uniram em salas de crise no País todo e trabalharam intensamente para evitar uma interrupção do transporte aéreo nacional. Aviões transportaram combustível, especialistas replanejaram a malha, o que no final permitiu, por exemplo, que o Aeroporto de Brasília, capital do País, mesmo quase sem abastecimento de combustível pela via terrestre, continuasse recebendo voos.

São vários casos de crises superadas em tempos e momentos distintos. Vejamos como a infraestrutura aeroportuária evoluiu nos últimos dez anos, a partir das concessões dos principais aeroportos federais. Bilhões de reais já foram investidos em terminais, pátios, pistas, pontes de embarque e estacionamentos. Enfim, há diversas histórias de sucesso.
No entanto, o que talvez ainda falte para o setor aéreo no Brasil é a mesma capacidade de diálogo e união já demonstrada para enfrentar crises, mas em momentos de estabilidade, nos quais essas ferramentas são essenciais para construir soluções e, consequentemente, desenvolvimento.

Conexões com propósito

Foi exatamente nesse sentido que criamos em 2020, no auge da pandemia, o AirConnected, uma plataforma online que promove a conexão entre os diversos atores do setor aéreo, oferecendo conteúdos próprios e análises amplas, além de opiniões, eventos, estudos, dados e informações coletadas junto às pessoas que fazem parte desse ecossistema.

No primeiro instante, o foco foi promover encontros com os principais executivos do setor, sempre com objetivo construtivo, de contribuir para o enfrentamento da crise, debatendo soluções e boas práticas. Durante meses, pudemos compartilhar e trocar experiências com pessoas de diferentes backgrounds. Em novembro de 2020, promovemos o AirConnected DX, um dos maiores eventos online já realizados no âmbito da aviação. Durante dois dias, milhares de pessoas puderam acompanhar discussões e palestras relacionadas ao transporte aéreo.

A partir de agora, contudo, tendo em vista a luz no fim do túnel por meio do aumento da vacinação em muitos países, bem como os números positivos que estamos observando, por exemplo, nos Estados Unidos, com a retomada significativa dos voos a cada semana, podemos dizer que o AirConnected parte para o ambicioso desafio de discutir o pós-pandemia.

E além disso, parte para o ousado projeto de ser uma ponte visando fomentar o amplo debate para além dos momentos de crise. É exatamente disso que se trata a criação da seção de colunistas do AirConnected. A cada semana teremos conteúdo inédito, produzido por diversos stakeholders da cadeia. Sejam muito bem-vindos a mais essa iniciativa!

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal AirConnected

Ricardo Fenelon
Ricardo Fenelon Jr. - Sócio-Fundador do Fenelon Advogados e idealizador do AirConnected. Advogado, ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e mestre (LL.M.) em Direito Empresarial Internacional e Econômico pela Georgetown University.

Principais da Semana