BASeT inicia definição do 2º ciclo de trabalho

O Brazilian Aviation Security Team (BASeT) se reuniu na última semana para definir quais serão os próximos passos para 2ª ciclo de trabalho. Com a aproximação da conclusão dos trabalhos propostos para o ciclo 2020/2021, o grupo articulou quais temas serão contemplados nesse novo ciclo, definindo seis novos subgrupos de trabalho. Durante a reunião, os participantes fizeram também uma avaliação das entregas realizadas no primeiro ciclo.

A 5ª Reunião do BASeT aconteceu por meio de videoconferência e contou com a participação de 44 (quarenta e quatro) pessoas. Entre os quais estavam membros que integram a estrutura do BASeT e também aqueles que compõem a organização e o funcionamento de seus Subgrupos Temáticos.

Para o 2º ciclo, foram propostos seis novos subgrupos para a elaboração dos projetos:

  Subgrupo 1: Fortalecimento e empoderamento das equipes orgânicas de segurança e dos Agentes de Proteção de Aviação Civil (APACs).

  Subgrupo 2: Melhoria do uso de EDS a partir da análise dos resultados de avaliação do desempenho da detecção automatizada dos equipamentos realizada no ciclo 2020-2021.

  Subgrupo 3: Definição de ferramentas de controle e aferição quanto à implementação do SGSE pelos operadores de aeródromo e operadores aéreos.

  Subgrupo 4: Criação de uma estrutura de avaliação de Segurança Cibernética para empresas do Sistema de Aviação Civil.

  Subgrupo 5: Avaliação do procedimento de inspeção de bagagem de mão realizada remotamente por APAC localizado em sala distante do equipamento de raio-x.

  Subgrupo 6: Promoção de ações de capacitação de AVSEC destinada a cargos elevados em instituições do Sistema de Aviação Civil.

Os membros do BASeT deverão indicar interesse na participação dos subgrupos até o final de agosto. Caso atinja número suficiente de participantes, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) irá instaurar o subgrupo para iniciar a elaboração dos projetos.

1º Ciclo BASeT

O grupo avaliou positivamente o 1º ciclo de atividades: 94,6% dos membros do BASeT consideraram que os trabalhos desenvolvidos nos subgrupos atenderam ou superaram as expectativas.

Dois dos quatro produtos elaborados pelos subgrupos do ciclo 2020-2021 foram finalizados e entregues, como o desenvolvimento da Campanha #PassageiroResponsável (clique para acessar) e a disponibilização do Manual de Conscientização em Segurança Cibernética na Aviação Civil  (clique para acessar).

A curto prazo, deverá também ser divulgado o Manual sobre Sistema de Gerenciamento da Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (SGSE), como resultado do trabalho do Subugrupo 3. A respeito do Subgrupo 2, o relatório final irá subsidiar decisões do setor a respeito dos padrões de detecção de equipamentos EDS e sua aferição.

Principais da Semana