Renomados do setor discutem futuro aeroespacial no AirConnected – Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico

Cadeia do transporte aéreo se reúne em evento, de formato híbrido, buscando alternativas frente ao cenário de pós-pandemia, nos próximos dias 01, 02, e 03 de setembro

A proposta do AirConnected – Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico é envolver a cadeia do transporte aéreo para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores. Com essa premissa, o evento nacional 2021, que se realiza nos próximos dias 01, 02 e 03 de setembro na retomada de eventos presenciais da capital paulista, reúne renomados do setor aeroespacial com a finalidade de encontrar alternativas sustentáveis frente a esse novo cenário desafiador de pós-pandemia, considerando a flexibilidade e adaptação necessária de todos os envolvidos.

Para a Cerimônia de Abertura, está confirmada a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e a realização de três mesas redondas com as participações de:

  • Alexandre Monteiro, Presidente – RIOgaleão;
  • Dyogo Oliveira, Presidente  – Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA);
  • Eduardo Miguel Soares – Brigadeiro do Ar, Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); 
  • Eduardo Sanovicz, Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR);
  • Filipe Pereira dos Reis, Diretor de Aeroportos, Passageiros, Carga e Segurança para as Américas da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA);
  • John Rodgerson, Presidente da Azul;
  • Jerome Cadier, CEO – LATAM; 
  • José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da Latin American & Caribbean Air Transport Association (ALTA); 
  • Juliano Noman, Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • Martha Seillier, Secretária Especial do PPI –  Programa de Parcerias de Investimentos;
  • Paulo Kakinoff, Presidente da Gol Linhas Aéreas; 
  • Rafael Echevarne, Diretor-geral do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe ( ACI-LAC); 
  • Ricardo Catanant,  Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); e 
  • Ronei Glanzmann, Secretário Nacional da Secretaria de Aviação Civil (MINFRA).

As pautas das mesas redondas serão sobre os ‘Líderes que Comentam o Passado’; ‘Líderes que Comentam o Futuro’; e ‘Líderes que Comentam o Antes e Depois da Covid-19’.

 

No dia seguinte, 02, os trabalhos serão abertos, conforme os eixos a seguir (formato híbrido):

No eixo Segurança, Tecnologia e Automação, será apresentada a Retomada das Viagens Internacionais: Desafios e Oportunidades para o Setor e será abordada a emissão de certificado digital de vacinação e exigências de acordos para viagens internacionais. Nesta mesa, estarão presentes Rafael José Botelho Faria, Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; e Fabiana Todesco, Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria de Aviação Civil – MInfra – Ministério da Infraestrutura.

Ainda neste eixo, será apresentado o painel Projeto Embarque + Seguro 100% Digital e para palestrar nesta mesa, estarão presentes  Gileno Barreto, Diretor Presidente – Serpro; Paulo Henrique Possas, Coordenador Geral de Facilitação e Desempenho Operacional da Secretaria de Aviação Civil – MInfra – Ministério da Infraestrutura; Roberto de Oliveira Luiz, Head of Aviation Business Development da Inframérica; e Elbson Quadros, Vice-Presidente América Latina – SITA. 

Já no eixo Infraestrutura, o painel programado é Oportunidades nas Concessões de Aeroportos com presenças confirmadas de Thiago Nykiel, CEO e Sócio-Fundador – INFRAWAY Engenharia; Rogério Benevides, Diretor da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; Júlio Ribas, CEO do Aeroporto Salvador Bahia – VINCI Airports; Ricardo Fonseca, Diretor de Departamento de Políticas Regulatórias da SAC – Secretaria de Aviação Civil – MInfra – Ministério da Infraestrutura; e Isadora Cohen, Presidente do Infra Women Brazil.

No eixo de Aviação Geral, serão discutidos os Desafios e Oportunidades para o Setor com a presença de Raul Marinho, Gerente Técnico da ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral; João Souza Dias Garcia, Superintendente de Padrões Operacionais da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; Humberto Biesuz, Executivo Comercial da Helisul Aviação; David Barioni, CEO da Amaro Aviation; e Gustavo Alberto Teixeira, Diretor de Vendas de Aviação Executiva da Embraer.

Já no eixo Aeroportos, será apresentado o tema Sustentabilidade Econômica do Negócio Aeroporto e os palestrantes deste painel são Fernando Villela de Andrade Vianna, Sócio do VPBG – Vella Pugliese Buosi e Guidoni Advogados; Marcelo Sampaio Cunha, Secretário-Executivo do MInfra – Ministério da Infraestrutura; Tiago Sousa Pereira, Diretor da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; Mauro Peneda, Diretor de Aeroportos Brasil da LATAM Airlines; e Rogério Coimbra, Diretor de Assuntos Corporativos da Inframérica. 

No eixo Gerenciamento e Regulação, será proposto o Debate Atual Sobre SLOTS e para esta discussão, os presentes são Roberto da Rosa Costa, Gerente de Acompanhamento de Mercado da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; João Pita, Diretor Comercial & Cargas do GRU Airport;  Ricardo Fenelon, Sócio do Fenelon Advogados.

Para discutir Aviação Regional, será apresentado o painel: Potencial de Desenvolvimento e Investimentos no Setor e, nesta mesa, estão: Eduardo Busch, Diretor Executivo do Voepass; Cel Aviador Luiz Paulo da Silva Costa, Gerente de Projetos da Hobeco; Sérgio Martins, Diretor de ATM da América Latina da SAAB; Héctor Hamada, CEO da Abaeté Linhas Aéreas; e Eduardo Henn Bernardi, Diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil do MInfra – Ministério da Infraestrutura.

No eixo de Mobilidade Aérea, vem para a mesa o Desenvolvimento do Negócio da Aviação não Tripulada no Brasil com os palestrantes: Roberto José Silveira Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; Major Aviador Bruno Roberto de França, Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo; Giovani Amianti, CEO da XMobots® – Drones; Samuel Salomão, Founder, President & Chief Product Officer da Speedbird Aero; Arnaldo Vasconcellos, General Manager da Brazil at Blue Sky Network; Coronel Aviador Chrystian Ciccacio, Chefe do SRPV-SP – Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo; e Roberta Fagundes L. Andreoli, Sócia do Fenelon Advogados.

O AirConnected – Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico vai marcar a retomada do setor de aviação. Neste ano, o evento será simultâneo com o Connected Smart Cities & Mobility, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A realização é da Necta – Conexões com Propósito, em parceria com o Fenelon Advogados.

 

Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Principais da Semana