Prêmio Nobel de Economia, Ministro da Infraestrutura e Prêmio P3C – cumprimento de contratos de concessão e PPP durante a pandemia – fazem parte da 1ª edição da Conferência P3C na próxima semana

Para cada categoria do Prêmio, haverá o 1º lugar e a menção honrosa ao 2º colocado. São 5 categorias e 10 vencedores entre os finalistas

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2021, será realizada a 1ª edição da Conferência P3C que contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais com o  objetivo de gerar debate construtivo e de alto nível sobre os principais temas dos setores de infraestrutura no Brasil. O P3C será realizado em formato híbrido e o evento presencial será na sede da B3: a Bolsa do Brasil, localizada no centro da capital paulista. A realização é da Necta – Conexões com Propósito e Portugal Ribeiro Advogados, com correalização da B3.

Keynote Speakers

Dr. Paul Milgrom, professor de economia, ganhador do Prêmio Nobel em 2020 e cofundador da Auctionomics, será o Keynote Speaker internacional da 1ª edição da Conferência P3C. Economista norte-americano, Dr. Paul Milgrom dividiu com Robert B. Wilson o Prêmio Nobel em 2020, por contribuir com melhorias na teoria e na invenção de novos formatos de leilões.

O economista e professor formulou, ainda, uma teoria geral dos leilões, mostrando que um leilão gera preços mais altos quando os compradores obtêm informações sobre os lances planejados por outros licitantes, durante o processo de licitação.

Tarcísio de Freitas, atual Ministro da Infraestrutura, confirmou presença, como Keynote Speaker Nacional, na abertura da Conferência P3C. Em 2011, Freitas foi indicado para ser diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e, em 2015, atuou como secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.

Tarcísio de Freitas é considerado o trator do Governo Federal. Nos 100 primeiros dias do atual mandato, foi responsável por 23 leilões, incluindo aeroportos, terminais portuários e a Ferrovia Norte-Sul.

Programação 

As plenárias da conferência serão realizadas no formato presencial somente para convidados. O P3C terá transmissão simultânea através de plataforma exclusiva do evento e estará disponível somente para inscritos. A intenção dos especialistas é tratar de problemas concretos, atuais, polêmicos e inovadores do setor. 

Prêmio 

O Prêmio P3C – cumprimento de contratos de concessão e PPP durante a pandemia – será entregue aos vencedores no dia 24 de novembro, durante a 1ª edição da Conferência P3C, na Bolsa do Brasil.

O objetivo do Prêmio é reconhecer e dar destaque ao esforço de entes públicos e/ou agências reguladoras que adotaram iniciativas para que conseguissem cumprir com os contratos de concessão e PPP, levando-se em consideração as cláusulas dos contratos que atribuem ao poder concedente essa responsabilidade, mesmo diante dos impactos de eventos extraordinários como a pandemia. 

Categorias finalistas

Concorrem ao Prêmio iniciativas próprias de qualquer poder concedente ou agência reguladora, vinculado a qualquer ente da federação. As 5 categorias que serão avaliadas no Prêmio são:

Prêmio Nacional de Agilidade na Reação à Pandemia – concorrem nesta categoria:

  • ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
  • ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica
  • Consultoria Jurídica – Ministério da Infraestrutura
  • SAC – Secretaria de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura

Prêmio Subnacional de Agilidade na Reação à Pandemia (Estados e Municípios) – concorrem nesta categoria:

  • ARTESP – Agência de Transporte do Estado de SP
  • DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem  – RS
  • Estado de Minas Gerais
  • Município de Belo Horizonte
  • Município de Novo Hamburgo – RS

Prêmio de Transparência – concorrem nesta categoria:

  • ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
  • ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica
  • ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres
  • SAC – Secretaria de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura


Prêmio Nacional de Excelência no Enfrentamento dos Impactos da Pandemia

  • ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
  • SAC – Secretaria de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura

 Prêmio Subnacional de Excelência no Enfrentamento dos Impactos da Pandemia

  • AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul
  • ARTESP – Agência de Transporte do Estado de SP
  • Estado de Minas Gerais
  • Município de Belo Horizonte

Comissão Avaliadora

A Comissão Avaliadora será responsável por eleger as iniciativas vencedoras dentre as listas de concorrentes. Composta por 4 jurados, selecionados pela Organização da Premiação dentre profissionais de notável expressão na área de Concessões e PPPs, a votação é secreta e vedada aos jurados se manifestarem sobre seus votos. 

“O P3C é destinado a mudar o patamar dos eventos de infraestrutura. Nossa intenção é fazer uma conferência internacional trazendo pessoas de mais alto nível para discutir as principais pautas do setor”, afirma Maurício Portugal Ribeiro, sócio da Portugal Ribeiro Advogados, especializado na estruturação, nos aspectos regulatórios e no equilíbrio econômico-financeiro, de contratos de concessões comuns e PPPs.

“A B3, enquanto uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, tem o compromisso de atuar em prol do desenvolvimento do mercado e, junto com seus clientes e com a sociedade, potencializar o crescimento do Brasil. É com esse propósito que apoiamos o projeto P3C, que reunirá representantes dos principais atores do mercado de infraestrutura, tanto do setor público quanto do setor privado”, comenta Guilherme Peixoto Barboza dos Santos, Superintendente de Processos Licitatórios da B3.

“A intenção da Conferência Internacional é trazer a contribuição de atores renomados do setor, além de autoridades, para que haja uma discussão de alto nível acerca das oportunidades e dificuldades que permeiam a infraestrutura no Brasil ”, diz Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do evento.

 

 

Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Principais da Semana