Áustria assina com Leonardo e a Secretaria Geral da Defesa da Itália/Direção Nacional de Armamentos contrato para a aquisição de helicóptero modelo AW169M LUH

O Contrato de Aquisição, avaliado em 346 milhões de euros, foi assinado no âmbito do Acordo G2G Itália-Áustria, visando reforçar a colaboração bilateral entre os dois países e estabelecer uma parceria estratégica no setor de helicópteros

Profumo: “Estamos ansiosos para fornecer nossa contribuição para este importante programa G2G com a solução tecnologicamente mais avançada e econômica”.

O contrato abrange 18 AW169M LUH, incluindo seis helicópteros variantes de treinamento, 12 helicópteros variantes multifunção avançados e um pacote abrangente de suporte e treinamento, com entregas começando antes do final do ano. Até o momento, mais de 300 AW169s foram encomendados por operadoras em todo o mundo para operações multifunção e acumularam mais de 100.000 horas de voo

Leonardo e a Direção de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade da Secretaria Geral da Defesa/Direção Nacional de Armamentos da Itália assinaram um Contrato de Aquisição para o fornecimento de Helicópteros Utilitários Leves AW169M (LUH) ao Ministério da Defesa austríaco. Avaliado em 346 milhões de euros, o contrato foi assinado no âmbito do Acordo Governo-Governo Itália-Áustria (G2G), que pretende reforçar a colaboração bilateral entre os dois países e estabelecer uma parceria estratégica no setor de helicópteros, com a Áustria olhando para a Itália e o programa AW169M LUH para a substituição de sua antiga frota de aeronaves Alouette III, que estão em serviço desde a década de 1960.

O programa prevê a entrega de 18 helicópteros, vindos da fábrica da Leonardo em Vergiate, no norte da Itália. Serão seis AW169 na variante ‘B’, 12 na variante multifuncional avançada ‘MA’ com equipamentos de missão integrados e sistemas de armas – além de um abrangente e personalizado pacote de suporte e treinamento. Os helicópteros poderão realizar uma ampla gama de missões de apoio aos requisitos de defesa austríacos e da comunidade nacional, como transporte de tropas, operações de combate, socorro a desastres e resposta a emergências, combate a incêndios, resgate em montanhas e MEDEVAC. Espera-se que o primeiro AW169M LUH seja entregue antes do final do ano e todas as entregas de helicópteros devem ser concluídas até 2026. O contrato também inclui opções para mais 18 helicópteros. As tripulações austríacas aproveitarão o treinamento inicial fornecido com o apoio do Exército Italiano e sua experiência como operador de AW169M LUH, e também poderão contar com o fornecimento de dispositivos para treinamento e simulação.

A assinatura do contrato marca o mais recente passo decorrente da assinatura do documento preliminar G2G, firmado pelo Ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini e pela Ministra da Defesa austríaca, Klaudia Tanner, em 2 de dezembro de 2021. O Ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini, disse: “Nós estamos felizes com este resultado que inaugura uma nova fase de colaboração em compras. Demonstra a qualidade da tecnologia e dos produtos italianos através do reconhecimento internacional. Realmente acreditamos que o G2G é uma ferramenta de política industrial altamente eficaz e uma fórmula inteligente para apoiar as exportações.

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, disse: “Estamos animados com a conclusão da fase contratual da iniciativa G2G entre a Itália e a Áustria, que nos permite contribuir fornecendo a solução tecnologicamente mais avançada e econômica para cumprir o rigoroso requisito estabelecido pela colaboração entre os dois governos. Estamos ansiosos para começar a ser uma parte ativa na entrega deste importante programa.”

Gian Piero Cutillo, Diretor Administrativo da Leonardo Helicopters, disse: “Este contrato é mais uma prova do desempenho superior, capacidades inigualáveis ​​de última geração e suporte completo e treinamento de duas soluções do AW169M para realizar verdadeiras operações multifunção, atendendo às necessidades mais exigentes de operadores e pela eficácia e segurança do seu pessoal. O tipo garantirá um salto significativo para a defesa nacional e resposta de emergência na Áustria.”

Com informações da Assessoria de Imprensa Approach Comunicação

Principais da Semana