Equipe da ANAC visita obras no aeroporto de Congonhas

Trabalhos fazem parte da implementação do sistema de desaceleração de aeronaves

Na última terça-feira, 22 de fevereiro, uma equipe da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) visitou as obras de implantação do sistema de desaceleração de aeronaves (EMAS, da sigla em inglês de Engineered Materials Arresting System), que está sendo realizada na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Iniciada em maio de 2021, a obra está na fase final de execução e foi acompanhada de perto por técnicos da Agência na noite do dia 22, após o encerramento das atividades aeroportuárias. Durante os trabalhos, a equipe acompanhou a colocação do material responsável pela desaceleração das aeronaves, composto por pedras de sílica, e do revestimento, concreto de baixa resistência, sobre a estrutura metálica montada na cabeceira 17R da pista principal do aeroporto.

A visita fez parte das atividades desenvolvidas pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) para homologação do sistema, conforme critérios definidos pela Instrução Suplementar (IS) n° 154. Por fim, estão previstas para o mês de maio as etapas finais para instalação do sistema na cabeceira 35L da pista. O acompanhamento dos trabalhos contou também com a presença do diretor da Agência Rogério Benevides.

Sobre o sistema

O EMAS é um sistema que tem por objetivo desacelerar, preferencialmente, até o repouso completo e com o menor dano possível, aeronaves que acidentalmente venham a ultrapassar a pista de pouso e decolagem durante o pouso ou em uma decolagem rejeitada. Normalmente, esses sistemas são implantados em aeródromos com limitações físicas para o provimento de uma Área de Segurança de Fim de Pista (RESA), conforme preconizado pelos regulamentos da Agência.

A fim de aprofundar a previsão regulamentar e, consequentemente, subsidiar o planejamento do administrador aeroportuário, a Agência instituiu, em maio de 2020, um Grupo de Trabalho para estudar os critérios de projeto, instalação e manutenção de sistemas de desaceleração de aeronaves em aeroportos. Esse é o primeiro projeto desenvolvido em aeroportos brasileiros.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ANAC

Principais da Semana