ANAC coleta informações em vistoria de aeroporto para criação de ferramenta de segurança operacional

Ainda em desenvolvimento, ferramenta visa melhorar gerenciamento de risco e tomada de decisão

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou vistorias no aeroporto de Uruguaiana (RS), nos dias 21 e 22 de fevereiro, para coletar informações sobre gerenciamento de risco no aeródromo, que tem a previsão de receber novos voos a partir de abril. Além da Agência, a visita contou com a participação de representantes das áreas de safety da GOL, VoePass, Azul, CCR Aeroportos e da Infraero.

A vistoria faz parte de um projeto de desenvolvimento de uma ferramenta padronizada para a avaliação de segurança operacional em aeródromos, a partir da qual as informações sobre a infraestrutura aeroportuária do país, coletadas pelos operadores aéreos e de aeródromo, poderão ser compartilhadas visando melhorar o gerenciamento de risco da ANAC e dos demais operadores e também as tomadas de decisão do setor.

Do ponto de vista de safety, a atividade permitiu a troca de percepções entre os participantes sobre as questões de gerenciamento de risco e sistema de gerenciamento da segurança operacional em aeroportos. Os pontos de melhoria identificados na visita serão incorporados à ferramenta, que ainda será apresentada aos operadores de aeródromos para nova rodada de coleta de contribuições antes da implantação definitiva.

A coleta de informações faz parte do trabalho colaborativo da Agência com a indústria no contexto da revisão do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139, que trata da certificação de aeroportos, e da Resolução ANAC n° 651, de 1º de dezembro de 2021, que estabelece a previsão de processo de gerenciamento de risco e garantia da segurança operacional para casos específicos.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da ANAC

Principais da Semana