Selecionadas as palestras do Call For Papers para o AirConnected 2022

Confira o que pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações estão preparando para o maior evento brasileiro do setor aeroespacial 

Foram divulgados, nesta quinta-feira, 12, os selecionados do Call For Papers para o AirConnected 2022. Neste processo, pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações enviaram propostas para palestrar na 3ª edição do Evento Nacional que discute o Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico. No mesmo espaço, haverá a realização da 8ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, e a estreia da 1ª edição do Connected Urban Air Mobility, entre os dias 04 e 05 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP. 

Os selecionados no Call For Papers fazem parte da programação do evento, junto aos maiores palestrantes, especialistas em cada área. O comitê de gestão do AirConnected anunciou 08 palestras selecionadas para o evento, dentre as propostas recebidas por profissionais de todo o país. Em junho, será disponibilizada a programação completa dos eventos.  

No tema Construção & Design, Francisco Heber Lacerda De Oliveira, Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Ceará – UFC, falará da Contribuição da Ciência, Tecnologia e Inovação ao Estudo dos Pavimentos Aeroportuários Nacionais. 

A palestra pretende abordar aspectos relacionados à Construção & Design, com métodos destinados ao desenvolvimento de um indicador de segurança operacional para runways e a análise de índices de irregularidade longitudinal aplicados em pavimentos aeroportuários, no contexto nacional e internacional.

Em Gerenciamento & Regulação, será abordado o Dispute Boards nos Contratos de Concessão de Infraestrutura de Transportes. Thaís Strozzi Coutinho Carvalho, sócia da Strozzi e Hoffmann Advogados, explica que o Comitê de Resolução e Prevenção de Disputas (dispute board), é o método contratual apto a apresentar soluções para questões supervenientes, não reguladas originalmente pelo contrato. A palestra pretende expor como funciona o mecanismo de solução e prevenção de litígios, com base em experiências nacionais e estrangeiras. 

No mesmo tema abordado, Rodrigo Maciel de Camargo, Engenheirando da USP, diz que o uso de dados disponibilizados pelo aplicativo Flight Radar 24 permite a identificação rápida de tendências de serviços ofertados por empresas aéreas, de forma a identificar, antes dos dados da ANAC, as tendências de oferta de serviços aéreos.

No tema de Tecnologia, Segurança & Automação, os presentes terão a oportunidade de conhecer Como Crowdsourcing e Compartilhamento de Informação em Tempo Real Pode Revolucionar a Segurança de Voo. O tema proposto engloba a aplicação de conceitos latentes de tecnologia aplicados em segurança de voo, através de ferramentas de colaboração em tempo real focada em pilotos, despachantes e controladores de voo. O representante do tema será José Rui Simons Godoy, Co-Fundador da Wader Aviation Corp.

Ainda neste tema, o Tenente / Assessor do DECEA, Bruno Garcia Franciscone, traz o Congestionamento Fantasma nos Fluxos de Tráfego Aéreo. De acordo com Bruno, os congestionamentos fantasma nos fluxos de tráfego aéreo ocorrem devido ao comportamento de pilotos e controladores, em especial em situações de alta densidade de tráfego. 

Outro tema abordado será Tendências da Mobilidade Aérea, em que o futuro da UAM – Mobilidade Aérea Urbana, apresentado por Márcio André da Silva, Gerente do Projeto UAM no DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), compartilha um projeto multidisciplinar a fim de prover uma concepção operacional para nortear a operação deste disruptivo modal aéreo, em benefício da sociedade.

Seguindo o fluxo desta tendência, será apresentado Como o Planejamento das Cidades está Afetando a Operação Aeroportuária, com estudos realizados em cidades brasileiras que tiveram os seus planos urbanos (planos diretores e de mobilidade) atualizados após a elaboração dos planos aeroportuários (PBZPA e PEZR). E os Drones e a Cibersegurança, palestra direcionada para a sensibilização das empresas prestadoras de serviços com drones, terá o foco na importância dos procedimentos que devem ser realizados para manter toda a segurança da operação.  

Ambas apresentações serão realizadas por Renata Cavion, Pesquisadora e Professora da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; e Maria Varela, CEO Founder da Smaare Consulting, respectivamente. 

Acompanhe, em breve, pelo site a programação completa do evento. 

Com informações da Assessoria de Imprensa

Principais da Semana