Comunicação Eficaz na Aviação

Um “pit stop” obrigatório para o sucesso das operações e negócios

É frequente ouvir pessoas dizendo que “a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer negócio”. Mas o que isso realmente significa? E a pergunta de um milhão de dólares: É realmente tão importante? Na minha opinião, para termos uma melhor compreensão de como se comunicar de maneira eficaz, devemos primeiro explorar o significado da palavra comunicação. De acordo com Merriam-Webster (n.d), a comunicação é um processo pelo qual as informações são trocadas entre indivíduos, através de um sistema comum de símbolos, sinais ou comportamentos. Isto fundamentalmente significa que qualquer atividade que envolva mais de uma pessoa requer algum nível de comunicação (ou seja, troca de informações) e, portanto, apoia a importância de uma comunicação eficaz. Estreitando o significado de comunicação à aviação, todas as atividades realizadas por qualquer organização do setor utilizam comunicação – desde voar uma aeronave, o processo de check in dos passageiros, até estabelecer planos estratégicos e executar decisões de negócios. Como qualquer outro negócio/indústria, o simples fato de ter algum nível de comunicação em todas as suas atividades respalda o entendimento comum da importância de buscar níveis mais elevados de comunicação eficaz. Neste artigo, iremos explorar duas áreas distintas da aviação que exigem comunicação altamente eficaz: Empresarial/negócios e operações. 

Do ponto de vista empresarial, a comunicação eficaz é fundamental por diferentes motivos. Um deles está relacionado à divulgação de resultados financeiros para o mercado. As decisões de investimento dos acionistas, “valuations” da empresa, e até mesmo a confiança geral do mercado se baseiam na maioria das comunicações financeiras divulgadas pela organização. Algumas destas comunicações devem seguir padrões e formatos predeterminados (sistema comum de símbolos e sinais), especialmente para empresas de capital aberto. As demonstrações de resultado e outros tipos de comunicações relevantes devem conseguir comunicar um panorama amplo da empresa de forma eficaz. Do ponto de vista mais holístico de negócios, a comunicação eficaz é necessária para apresentar as diferentes iniciativas e ações relacionadas às preocupações ambientais e voltadas à comunidade. E promover estes dois temas de maneira clara e transparente é tão importante quanto a promoção financeira. 

Outro aspecto importante relacionado à comunicação eficaz, do ponto de vista empresarial, é a “tradução” de decisões estratégicas de alto nível para as ações cotidianas da maioria dos colaboradores. Mesmo que boa parte das empresas tente disseminar ao máximo seus valores, missão e visão, estes nem sempre são “traduzidos” por alguns dos gestores intermediários e acabam se perdendo ao longo do organograma da organização. Neste caso, comunicação eficaz significa ter a maioria dos colaboradores na mesma página em relação às decisões estratégicas e como estas se traduzem em ações táticas, criando uma perspectiva individual e tangível. 

Do ponto de vista de operações na aviação, a comunicação eficaz é definitivamente um dos fatores mais importantes para a segurança operacional. Lembre-se, de acordo com Merriam-Webster (n.d) a comunicação é um processo pelo qual as informações são trocadas entre indivíduos, através de um sistema comum de símbolos, sinais ou comportamento. Para a maior parte das operações na aviação, o sistema comum de símbolos e sinais é a língua inglesa. A maioria dos países do mundo, independentemente da língua oficial local, adota o inglês como a única língua permitida para comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo. Todos os principais fabricantes (OEMs) são obrigados a publicar documentos e manuais apenas em inglês.  E estes são somente alguns dos exemplos. A capacidade de se comunicar de maneira eficaz utilizando a língua inglesa é primordial para os indivíduos envolvidos com operações na aviação, e as organizações devem procurar aperfeiçoar os processos de comunicação associados à operação aérea, como maneira de melhorar eficiência e buscar níveis de segurança mais elevados. 

As perspectivas mostradas neste artigo sobre a comunicação efetiva (empresarial/negócios e operações) são apenas uma pequena parte do todo. Como mencionado anteriormente, qualquer atividade que envolva mais de uma pessoa requer algum nível de comunicação. Tentar buscar de maneira contínua maior eficácia em como a comunicação é realizada, pode muito bem determinar o fracasso ou o sucesso de qualquer negócio na aviação.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal AirConnected

Israel Treptow
Israel Treptow
Israel Treptow atualmente é Diretor Executivo da Embry-Riddle Aeronautical University para as Américas Central e do Sul. Juntou-se à universidade Norte-Americana em setembro de 2019 após ter passado três anos atuando na indústria de aviação em países do sudeste Asiático. Israel possui mais de dez anos de experiência em empresas nacionais e internacionais e iniciou sua carreira como instrutor de voo e gestor de segurança operacional. O executivo é bacharel em Ciências Aeronáuticas, pós-graduado em gestão empresarial e mestre em ciências aeronáuticas com especialização em gestão de aviação.

Principais da Semana