Helisul Aviação participa do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil

Com tradição no arrendamento de aeronaves para forças policiais, Helisul Aviação apresenta novos serviços e produtos no evento

Nesta primeira semana de agosto, representantes da Helisul Aviação estarão em Vitória, no Espírito Santo, para participar do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – ENAVSEG 2022, que acontece até 4 de agosto. Voltado para pilotos, operadores aerotáticos, tripulantes operacionais, mecânicos e outros profissionais das organizações de aviação de órgãos de segurança pública do país, o evento vai discutir os temas relacionados ao trabalho e à doutrina da aviação de segurança pública.

Com 30 anos de experiência no arrendamento de aeronaves para órgãos públicos, inclusive os de segurança, a Helisul Aviação vai contribuir para essa discussão oferecendo o que existe de mais moderno em serviços e produtos voltados para esse setor.

Um desses produtos permite a utilização de aeronaves para imageamento de operações policiais. Para isso, são usadas câmeras de altíssima tecnologia, com zoom de grande capacidade de ampliação, desenvolvidas originalmente no exterior para uso militar e, posteriormente, adaptadas para uso para público e policial. As câmeras são equipadas com sensores térmicos de visão noturna, de movimento, de visão através de fumaça, entre outros.

Com sua instalação as aeronaves de asa fixa e rotativa são transformadas em plataformas de inteligência aeropolicial. “Essa instalação transforma helicópteros e aviões em plataformas de inteligência, reconhecimento e vigilância, aumentando a consciência situacional e permitindo a tripulação manter distâncias operacionais seguras. Equipadas com sistemas de data-link, transformam as aeronaves em multiplicadores para as forças terrestres“, explica o diretor comercial de voos da empresa, Luis Carlos Munhoz da Rocha. Segundo ele, a Helisul já fechou contratos com forças policiais do Paraná e do Espírito Santo para este tipo de serviço.

Outro foco é a manutenção e revitalização de aeronaves. “Hoje, 200 de nossos colaboradores estão alocados na manutenção da frota da empresa e de aeronaves de terceiros. Somos o único centro de serviços autorizado pela fábrica de helicópteros Airbus no país – que produz  a grande maioria das aeronaves utilizadas pelos órgãos públicos”, diz Munhoz da Rocha. Além disso, a Helisul está homologada pela ANAC para realizar uma série de modernizações nas aeronaves usadas por forças policiais e afins, como a instalação de painéis para visão noturna e outros tipos de sistemas.

A Helisul estará, também, oferecendo os serviços operados pela divisão de aeronaves remotamente pilotadas do grupo, os drones. “Vamos informar sobre nossa capacidade para prestar serviços, aplicando drones em operações de Segurança Pública, Defesa Civil e Resposta a Desastres. Além disso, vamos apresentar a capacidade de qualificar as equipes de pilotos de forma a explorar todas as ferramentas desse novo segmento aéreo”, conta o diretor comercial.

No evento, a empresa contará com um estande em parceria com a Albatross Engenharia, que desenvolve e fornece um amplo portfólio de sistemas e produtos aéreos e terrestres para defesa, segurança e aplicações comerciais. Será também responsável por duas palestras da programação – uma sobre toda a gama de serviços oferecidos e outra específica sobre o sistema de imageamento.

Atualmente, a Helisul Aviação arrenda 26 de suas 57 aeronaves para órgãos públicos, entre os quais estão diversas forças de segurança. O serviço garante a elas uma alta disponibilidade de frota, porque os contratos com a empresa englobam tudo o que é necessário para manter a aeronave em funcionamento, sem depender de processos licitatórios adicionais para seguros, manutenção, combustíveis, entre outros.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Principais da Semana