Colunistas

Adalberto Febeliano

Adalberto Febeliano é engenheiro, pós graduado em administração pela FGV-SP e Mestre em Economia do Transporte Aéreo pelo ITA. Professor de Economia do Transporte Aéreo e de Planejamento do Transporte Aéreo no curso de aviação civil da Universidade Anhembi Morumbi por 7 anos, tem mais de 25 anos de experiência em aviação e transporte aéreo, tendo trabalhado em empresas como Mesbla Aviação, Líder Táxi Aéreo e GE Celma. Foi Diretor Executivo da ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas e atualmente é Vice-Presidente de Operações Aéreas da MODERN Logistics, da qual é um dos sócios fundadores. É Diretor Adjunto da Divisão de Logísitca e Transportes do Departamento de Infraestrutura da FIESP e Conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção Civil da mesma entidade.

Alex Krell

Alex Krell, MBA, Trade Commissioner –  Consulado Geral do Canadá em  São Paulo
Alex Krell é Trade Commissioner responsável pelos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança no Consulado Geral do Canadá em São Paulo desde 2009. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Comércio Internacional, ocupou posições de liderança em empresas multinacionais de tecnologia e manufatura, além de cargos executivos em associações setoriais e na Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Ana Cândida

Sua experiência envolve uma variedade de temas de direito administrativo e regulação, como licitações, concessão de serviços públicos e parcerias público-privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista. Ela também participou de projetos relevantes de infraestrutura relacionados aos setores de aeroportos, portos, ferrovias, saneamento básico, iluminação pública, etc.
Ana é co-fundadora do Infra Women Brazil, professora do MBA PPPs da FESPSP e London School of Economics, além de professora convidada do curso de pós-graduação em infraestrutura da FGV/SP – Educação Executiva.

Ana Célia Biondi

Ana Célia Biondi, é diretora geral da JCDecaux no Brasil. Formada em economia pela Universidade FAAP, com especialização em economia inflacionária pela Universidade FGV, a executiva já está há 20 anos no setor de out-of-home. Começou ao realizar um estudo de implantação de mobiliário, em 1997, para a Publicrono, que administrava os relógios de São Paulo. Entrou como sócia da empresa que, em 2004, tinha participação da JCDecaux. Após a Lei Cidade Limpa, comandou a área de novos negócios do consórcio que as empresas formaram para concorrer ao edital da prefeitura paulistana, conquistando o contrato dos Relógios de SP em 2012. Desde 2014 lidera a operação brasileira da JCDecaux.

Antônio José e Silva

Comandante de Airbus 320. Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico, Espacial e Aeroportuário do Conselho Federal da OAB, Seccional RJ e Subseção Barra da Tijuca.
Advogado especialista em Direito Aeronáutico. Investigador de Incidentes Aéreos (CENIPA) e Perito aeronáutico da Justiça Federal.

Augusto De Macedo Santos

Executivo dinâmico e líder realizado, com mais de 20 anos de experiência em organizações críticas de negócios. Desenvolveu habilidades superiores de organização e liderança e se destacou na liderança e gerenciamento de equipes multinacionais para oferecer crescimento de vendas e executar negócios complexos, além de engajamento de clientes trabalhando em ambiente baseado em matriz. P&L e gerenciamento de equipe multifuncional. Sólidos negócios e perspicácia técnica.
MBA em Estratégia, Marketing e Finanças Corporativas, MS em Gerenciamento de Sistemas de Informação, BSEE em Eletrônica e Telecomunicações, fala inglês, espanhol e português, gerente de projetos certificado (PMP), Six Sigma Green Belt (SSGB da ASQ) e Proposal Management Professional (CF APMP).
Experiência nas indústrias de Tecnologia (TI, Telecom, Internet), Serviços e Viagem / Transporte.

Cmte. Francisco Lyra

É um empreendedor e aviador brasileiro. Iniciou carreira há 44 anos na aviação. Sócio fundador de empresas nas áreas de Aviação, Infraestrutura aeronáutica, Comunicação e Marketing. Casado, 60 anos (1959), dois filhos, natural de São Paulo, SP. Acumulou mais de 17.000 horas de voo em aviões comerciais e privados. Participou como palestrante convidado de Comissões Especiais do Senado Federal e da Câmara com temas de Infraestrutura para Aviação Civil e Regulamentação da Lei do Aeronauta. Também é presidente do Museu Asas de Um Sonho.

Dyogo Oliveira

Dyogo Oliveira é mestre em economia pela UNB e especialista em comércio exterior, negociações internacionais e câmbio pela FGV. Foi ministro do Planejamento e presidente do BNDES. Foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste, do BNDES e do IRB Brasil-RE. Também foi Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento entre outros cargos que ocupou no Governo Federal. Atualmente é Presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos – ANEAA.

Eduardo Sanovicz

Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Graduado em história, é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Já atuou como consultor-sênior em programas e ações na área de marketing e turismo, foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado (2007 a 2011); vice-presidente da ICCA — International Congress & Convention Association (2001 a 2007); presidente da Embratur (2003 a 2006), sendo responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2001 a 2003); diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1997 a 2000); e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos (1993 a 1996).

Elbson Quadros

Elbson Quadros é Vice Presidente da SITA para a América Latina e Caribe – empresa líder mundial em soluções de TI e comunicações para a indústria de transporte aéreo. O executivo é responsável pela estratégia e resultados da empresa nos mais de 20 países da região e lidera a área de vendas e relacionamento com clientes e parceiros. Com mais de 20 anos de experiência, Elbson tem passagens pelas empresas IBM, Sabre, Atech (Grupo Embraer) e Indra. Sua experiência inclui Direção Executiva, Gestão Estratégica em TI, Vendas, Desenvolvimento de Negócios e Inovação. Elbson possui MBA pela Universidade do Texas – Estados Unidos, Mestrado e Bacharelado em Ciência da Computação pela UNICAMP e Universidade de Viçosa respectivamente.

Filipe Pereira dos Reis

Filipe ingressou na IATA em 2003 como Country Manager para o Brasil. Filipe é bacharel em economia e concluiu seu mestrado em administração na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil, em 2010.
Com mais de 30 anos de experiência no setor de aviação civil, Filipe iniciou sua carreira como trainee na Lufthansa. Depois de chefiar as operações da IATA no Brasil por 10 anos, Filipe ingressou no Escritório Regional da IATA em Miami em 2013 como Diretor de Aeroporto, Passageiros, Carga e Segurança, para as Américas. Entre seus objetivos estão a promoção das agendas de passageiros e cargas da IATA, que incluem projetos para revolucionar a experiência de viagem dos passageiros e a eliminação de papel dos processos de carga por meio da implementação de e-cargo. 

Giovani Amianti

Engenheiro mecatrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Giovani Amianti começou a se interessar por drones em 2004, enquanto finalizava sua graduação. Já idealizando a criação da XMobots, ele ingressou no mestrado da Poli tendo como projeto de pesquisa o desenvolvimento do VANT Apoena 1000B.
Em 2007, Giovani fundou oficialmente a XMobots, empresa que nasceu incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP (Cietec-USP) e que atualmente está sediada na cidade de São Carlos, um dos maiores celeiros tecnológicos do Brasil.
Hoje, Giovani é CEO da companhia, estando à frente de projetos já consagrados no mercado nacional de VANTs, como os drones Nauru 500C, o primeiro VTOL híbrido do mercado brasileiro, Arator 5B, primeiro equipamento para voos acima de 400 pés com aprovação de projeto da ANAC e o Dractor 25A, o primeiro e único drone brasileiro que mapeia e pulveriza; além do já consagrado Echar 20D e outros projetos que transformaram a XMobots na principal empresa brasileira especializada em RPAs.

Israel Treptow

Israel Treptow atualmente é Diretor Executivo da Embry-Riddle Aeronautical University para as Américas Central e do Sul. Juntou-se à universidade Norte-Americana em setembro de 2019 após ter passado três anos atuando na indústria de aviação em países do sudeste Asiático. Israel possui mais de dez anos de experiência em empresas nacionais e internacionais e iniciou sua carreira como instrutor de voo e gestor de segurança operacional. O executivo é bacharel em Ciências Aeronáuticas, pós-graduado em gestão empresarial e mestre em ciências aeronáuticas com especialização em gestão de aviação.

Jorge Arruda

Jorge Arruda é CFO do Grupo Corporación América Airports (CAAP), uma das maiores administradora de aeroportos do mundo, desde janeiro de 2014. No Brasil, o executivo é também CEO das operações dos terminais aéreos de Brasília e Natal. Arruda tem mais de 20 anos de experiência no setor financeiro. Antes de ingressar na CAAP, assumiu a posição de CEO da lnvestment Banking na Nomura Securities na América Latina, no Banco Norchem / Chemical Bank e no Midland Ba

Juliano Noman

Nomeado Diretor em abril de 2016, Juliano Noman é o atual Diretor-Presidente da ANAC, com mandato até março de 2025.
Servidor de carreira da ANAC, Especialista em Regulação da Aviação Civil, foi Secretário de Navegação Aérea Civil (2013-2016) e de Aeroportos (2011-2013) na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).
Na ANAC, foi Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado (2008-2011), Gerente de Acompanhamento de Mercado e Assessor Especial da Diretoria de Serviços Aéreos (2006 a 2008).

José Ricardo Botelho

Diretor-executivo e CEO ALTA – Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo.
José Ricardo Botelho é advogado, graduado pela Universidade Católica de Salvador, Brasil, com experiência na aviação civil e no serviço público. 

Lívia Herdy

Sócia do FENELON ADVOGADOS. Advogada especialista em Direito Aeronáutico, Direito Civil, Direito  Processual Civil e Direito Regulatório. Ex-Senior Legal Advisor da South African Airways no Brasil, atua há mais de 15 anos em processos envolvendo contencioso estratégico e de volume. Membro-fundadora do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (IBAER). Especialista em Direito Civil e Direito Administrativo pela Escola Paulista de Direito.

Luciano Macaferri

Luciano Macaferri Rodrigues é o Diretor Geral da Thales no Brasil, companhia líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa e Segurança, Aeroespacial, Espacial, Identidade e Segurança Digital, e Transporte Terrestre. Luciano está há 6 anos no grupo Thales e assumiu o novo desafio no país em Agosto de 2018. Sua posição anterior era a de Diretor de Estratégia e Marketing para a América Latina, também baseado no Brasil. Com vasto conhecimento sobre o Brasil e sobre o Grupo Thales, em sua trajetória, o executivo de origem Brasileira atuou nos seus 20 anos de carreira também como Diretor de Desenvolvimento de Negócios para a Embraer Defesa e Segurança na Ásia e como Representante no GTI – Grupo Técnico Integrado para os Programas AM-X e A1-M na Itália. Luciano foi também co-fundador e sócio de três startups no Brasil nos segmentos de Serviços e Bens de Consumo. Luciano é Engenheiro Mecânico formado pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, com pós-graduação pela FGV/SP – Fundação Getúlio Vargas São Paulo e MBA – Master in Business Administration pela escola Francesa ESCP – École Supérieure de Commerce de Paris.

Luiz Paulo da Silva Costa

Coronel Aviador da Reserva Luiz Paulo da Silva Costa, Gerente de Projetos Especiais de Aviação na HOBECO Sudamdericana e Gerente do Projeto de Estações Meteorológicas de Superfície Automáticas do Projeto de Incentivo à Aviação Regional da SAC. Piloto de Caça com mais de 3000 horas de voo, Instrutor da Academia da Força Aérea, da Aviação de Caça e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Doutorando não-concluído em Administração pela COPPEAD-UFRJ, Mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea e em Estratégia e Geopolítica pelo Instituto de Enseñanza Superior del Ejército Argentino. Pró-Reitor de Ensino e Coordenador de Ensino da Universidade da Força Aérea. INSPAC piloto de 2007 a 2015 na ANAC. Chefe-Controlador de Operações Aéreas Militares, Oficial-Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Argentina. Subcomandante do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Gerente do Projeto de Implantação do Sistema Integrado de Ensino do Comando da Aeronáutica (E-SISTENS).

Marcelo Bisordi

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
MBA em Administração, Economia e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Atualmente, Ocupa o cargo de Diretor da Divisão Aeroportos do Grupo Socicam desde setembro de 2018. Responsável pela gestão dos aeroportos do Grupo.
Participou da captação dos novos aeroportos de Ilhéus, Vitória da Conquista e do Bloco Centro Oeste de aeroportos (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta), este último, em um leilão da ANAC, Agencia Nacional de Aviação Civil.

Marcelo Mota

Engenheiro, com mestrado MBA pela Universidade de Warwick na Inglaterra, Marcelo Mota é o Diretor de Operações da Aeroportos Brasil Viracopos. Ele foi Vice-Presidente Associado do TD Bank, Diretor de Programas de TI na Greater Toronto Airports Authority, e Diretor do Project Management Institute em Ontario, Canadá.

Natália Resende

Procuradora Federal, Consultora Jurídica do MInfra, Doutoranda em Regulação de Infraestruturas de Rede/UnB, Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos/UnB, em Engenharia e Gestão Industrial/UMinho-PT, Especialista em Direito Constitucional/UGF e Tributário/Estácio, Professora de PPP no IPOG.

Paula Faria

CEO da Necta e idealizadora do AirConnected. Especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, Parcerias Público-privadas (PPPs) e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras.

Paulo Sérgio Kakinoff

Paulo Sérgio Kakinoff assumiu o cargo de Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas em julho de 2012. Por dois anos integrou o Conselho de Administração da Companhia, no qual era membro independente.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, começou sua carreira como estagiário na Volkswagen, aos 17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Diretor Executivo para a América do Sul na matriz (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo neste cargo até junho de 2012.
Kakinoff é também membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. e do Grupo Vamos S.A.

Rafael Echevarne

Rafael Echevarne é o diretor-geral do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC). Anteriormente, foi CEO do Aeroporto de Montego Bay, Jamaica, e ocupou cargos em organizações internacionais e empresas aeroportuárias na Europa, Australásia e Oriente Médio, tornando-se especialista em regulamentação econômica aeroportuária, privatização e infraestrutura e desenvolvimento de negócios.
Rafael é PhD em economia e transporte aéreo pela Cranfield University, no Reino Unido.

Rafael José Botelho Faria

Rafael José Botelho Faria é engenheiro civil, formado em 2004 pela Universidade de Brasília – UnB. Trabalhou na iniciativa privada por quatro anos. Desde 2008 é servidor público de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil no cargo de Especialista em regulação. Na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR foi Coordenador Geral de Investimentos no Departamento de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aeroportos da (2011/2014), foi o coordenador do comitê de operações especiais responsável pela organização da aviação civil para os eventos Rio+20, copa das confederações , copa do mundo e encontro mundial da juventude com o papa Francisco.  Atuou como Diretor do Departamento de Gestão e Planejamento da Navegação Aérea Civil e Secretário Substituto da Secretaria de Navegação Aérea Civil, entre 2014 e 2016. Na ANAC, atuou como Assessor Especial na Diretoria. A partir de 2020  exerceu a função de Diretor da ANAC. Atualmente exerce a função de Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC.

Ricardo Bisinotto Catanant

Diretor da ANAC, advogado, especialista em regulação da aviação civil.

Ricardo Fenelon

Ricardo Fenelon Jr. – Sócio-Fundador do Fenelon Advogados e idealizador do AirConnected. Advogado, ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e mestre (LL.M.) em Direito Empresarial Internacional e Econômico pela Georgetown University.

Ricardo Gesse

O executivo Ricardo Gesse é CEO da Zurich Airport Brasil, empresa que tem 100% da concessão dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória. Gesse tem uma longa experiência no setor de aviação. Ocupou posições de liderança em companhias aéreas e aeroportos. Em Florianópolis, foi Diretor de Operações, desde o início da administração privada do aeroporto, em janeiro de 2018, até dezembro de 2019, quando se tornou Diretor Geral.

Roberta Andreoli

Roberta Andreoli é advogada especialista em Direito Aeronáutico e Direito Regulatório, sócia do FENELON ADVOGADOS. Há 10 anos assessora clientes nacionais e internacionais em operações de financiamento, leasing, compra e venda e compartilhamento de aeronaves, aplicação de novas tecnologias (e-vtols e drones), questões relaticas ao transporte aeromédico e infraestrutura aeroportuária. Também autua na defesa de interesses de importantes players do setor aéreo junta a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e Comando da Aeronáutica – COMAER.

Rogério Benevides

Diretor da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Engenheiro Aeronáutico com ampla experiência na Gestão de pessoas, prestação de consultoria e gerenciamento em operações aéreas, aeroviabilidade, segurança e afins. Experiência em planejamento de aeroportos, condução de auditorias, realização de estudos de mercado aéreo, viabilidade econômica e demanda, reestruturação de unidades e departamentos, entre outras atividades. Profissional com diversas certificações internacionais, atuando no planejamento de todas as operações de aeroportos para diversos estados.

Rubens Pereira Leitão Filho

Rubens é formado em Marketing, Sistemas de Informação e Administração, também possui pós-graduações e cursos de extensão nas áreas de Gestão Empresarial e Finanças.
Com vasta experiência em posições de liderança e direção de negócios, especialmente no setor de serviços aeroportuários, onde atua há mais de 20 anos, atualmente é o CEO da WFS Orbital. Uma das maiores empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo no Brasil, pertencente ao grupo WFS, um dos maiores no segmento mundial, com sede na França. Rubens também já atuou como palestrante em matérias relacionadas à aviação civil, e professor da matéria de finanças em cursos de pós-graduação.

Samuel Salomão

Após 8 anos criando e desenvolvendo sistemas de telemedicina excepcionais, decidi dar um passo à frente e comecei a Speedbird Aero (anteriormente SMX) – uma empresa aeroespacial e de engenharia de software especializada no desenvolvimento de sistemas de veículos aéreos não tripulados (UAS) para o transporte e entrega de produtos, medicamentos, amostras de laboratório e outros suprimentos.
No que diz respeito à telemedicina, ela oferece uma experiência rica para o paciente. Por meio de câmeras especiais, videoconferência e tecnologias de telecomunicações, a consulta virtual com o médico pode ser agradável, principalmente para quem mora em áreas rurais e remotas.
Veículos não tripulados, comumente conhecidos como drones, podem aprimorar a prática da Telemedicina. Além disso, os drones estão modernizando o setor de saúde! Eles estão transportando e entregando sangue, em breve os órgãos humanos também serão entregues por drones. Os drones são mais seguros, disponíveis em um prazo mais curto e definitivamente mais baratos do que outros meios de transporte.

Santiago Yus

Diretor- Presidente de AENA BRASIL
Graduado em Economia pela Faculdade de Zaragoza e em Administração pela the Nottingham Trent University. Possui MBA pelo Instituto de Empresas em Madri e PDD pelo IESE Business School. Iniciou sua carreira profissional na AENA há 18 anos na área de Planificação e Gestão, tendo sido o Diretor de vários aeroportos na Espanha como, Almeria e Tenerife Sur. Desde Novembro de 2019, coincidindo com sua mudança de residência para o Brasil, ocupa o cargo de Diretor Presidente da AENA BRASIL.

Sérgio Martins

Engenheiro, formado pela UFRJ, com Pós Graduação em Administração, Marketing, Comunicações e Comércio Exterior. Diretor de Serviços de Tráfego Aéreo da Saab e membro do Grupo de Trabalho ATFM/A-CDM da CANSO.

Thiago Nykiel

Thiago Nykiel, sócio fundador e CEO da INFRAWAY Engenharia, é especialista em Infraestrutura de Transportes. Graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Thiago possui mais de dez anos de experiência e tem trabalhado em diversos projetos de Infraestrutura de aeroportos, rodovias e saneamento durante este período, além de ter sido um dos responsáveis pelos estudos de viabilidade técnica econômica e ambiental para a concessão de 37 aeroportos do Governo Federal Brasileiro.

Tiago Sousa Pereira

Tiago Sousa Pereira é atualmente Diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atuou como Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC, área responsável por conduzir os processos de licitação de concessão de aeroportos federais e por supervisionar esses contratos de concessão. Antes, na ANAC, ocupou outros cargos, como Superintendente da Superintendência de Planejamento Institucional e Assessor do Diretor Presidente. Também trabalhou no Banco Central do Brasil e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.